Flavia Wenceslau

Flavia Wenceslau tem a alma linda, é dotada de um florescer diário deslumbrante. Uma artista com a voz de uma extrema raridade. O seu canto tem força de um vendaval, mas que surge calmo como uma brisa matinal. Essa Paraibana varias vezes me lembrou Maria Bethânia, uma das nossas maiores vozes brasileiras. Mas meu ouvido e principalmente meu coração insistem em me dizer que seu talento tem uma curva que a distingue de Maria Bethânia. Justa essa curva a torna díspar de tantos outros artistas. O que torna sua música única e deliciosa. E como a mesma diz em um vídeo acústico de “Te desejo Vida“, antecipado por um sorriso: “… e sou uma artista independente, independente de todas essas coisas, o meu trabalho canta a esperança em dias melhores.“. Flavia é como um passarinho livre das gaiolas, canta por amor, aonde quer que for.

Ela tem tanta música linda, tanta história contada em forma de música. Que seria impossível eu deixar de falar dos seus outros trabalhos, por isso selecionei 10 faixas (com aperto no coração). Bom, mas como é rotineiro, gosto de falar sobre cada material antes de apresentar as faixas. Então irei começar pelo “Agora“, este foi lançado no ano de 2005, há 10 anos atrás a artista brotava, gosto até de fazer analogias com a botânica devido a capa deste CD conter um flor. Bom Flavia era aquela flor que não tinha acabado de se abrir, muito menos estava próxima a se fechar. Embora chame-se “Agora” sinto que esse trabalho é a representação mais límpida de suas raízes.

Começando pela canção “Os dias” ela canta e encanta maravilhosamente sobre as oscilações de pensamentos, emoções, atitudes, coisas cotidianas que toda pessoa deve se permitir ter. Acho lindo essa letra me faz reacender a luz no final do túnel.  A sonoridade me lembra o Luiz Gonzaga. É natural, representa não só a minha origem, como creio que a origem de Flavia mas assim como a de um país inteiro.

Antes de dormir” é uma música linda que começa com os sábios dizeres: “Um amigo me contou que o tempo é um rio que corre no universo, o rio é a frente, e o tempo pode ser o verso.“. Essa canção por diversas vezes me colocou a refletir. Refleti sobre o tempo, sobre meus passos e os que pretendo dar.

Toda bela Cor” é sem dúvida a minha favorita de “Agora“, eu sou apaixonado por cores, creio que ela representa a vida, e ela traduz todo essa sensação que tenho sobre as cores. E o mais incrível é como ela retrata as cores em tons de natureza. A voz dela aqui se apresenta tão acalentadora.

Recomeço” é tão límpida, honesta, amável. É a música que marca o adeus de um ciclo e o recomeço à partir de um novo ciclo cercado de mais cores, flores e talvez amores. É indescritível. Seria muito simplório da minha parte tentar explicar o que sinto com essa música.

No CD “Quase primavera” achei esse álbum um tanto pessoal, espiritual e mais calmo que o lançado anteriormente. Inclusive este fora lançado em 2007. É de uma extrema genialidade e talento. É por cima de tudo a confirmação de que essa artista veio para ficar e encantar mais os seus ouvintes.

Água de lavar” é a retratação da infância de Flavia, faz até menções nítidas de sua mãe, que por sinal é a representação de uma mulher de fibra, guerreira e trabalhadora como as inúmeras mulheres deste Brasil imenso. É uma música sobre tempos de calmaria, tempos de cidade no interior.

Na música “Canção de Esperança” é o certificado de fé, de alma deslumbrante que essa mulher tem, fala sobre esperanças, amores, felicidades, sentimentos lindos. É aconchegante e acolhedor.

Um dos meus maiores pesares é nunca ter conhecido o mar por isso a música “Segredos do mar” é a minha favorita deste álbum. Me sinto velejando, me sinto nadando no mar tranquilo de águas cristalinas comumente brasileiras. Ela é doce, calma, um colo para dias de temporal.

O álbum “Saia de Retalhos” é a apresentação mais intimista dessa artista, é como uma fotografia de Flavia só que cantada. Lançado em 2011, nele, ela está dotada de maior experiência mas com a mesma essência exímia. Com uma sonoridade contagiante e cativante ela surge como um sol após uma noite fria.

Te desejo Vida” é uma música que vai lhe trazer bons ventos, são os votos mais lindos que uma cantora poderia ceder aos seus ouvintes. É o carinho de mãe, cheiro de mata, pureza acima de tudo.

Carona de Beija-Flor” eu sou apaixonado por beija-flor, é uma música que trabalha com o surrealismo e os sentimentos mais reais. É natureza, é principalmente amor.

Você que vai chegar” talvez seja a mensagem dela para pessoas que ainda não lhe surgiram na vida. É a doce melodia de uma manhã pós-chuva. São expectativas, bons desejos. É a contemplação do amor mais sincero que alguém poderia sentir.

Se gostou desta resenha e está afim de conhecer a música, baixar os álbuns ou conhecer a história de Flávia Wenceslau você pode acessar o Site Oficial, se quiser ficar por dentro de novidades acesse a Página do Facebook, e se quiser ver mais vídeos dessa artista maravilhosa acesse o Youtube dela.

Agora para finalizar um video acústico que fiquei encantado tanto pela letra, quanto pela voz e a delicadeza dela. A música que também já foi cantada por Moacyr Franco e é intitulada “O Amor torna tudo novo de novo“.

EM-COMENTE-SE